As ferramentas manuais são utensílios de trabalho que visam facilitar a vida cotidiana e necessitam unicamente da força motriz humana. Graças a elas, podemos realizar tarefas que exigem uma enorme força física e precisão com grande facilidade. Utilizadas normalmente, de forma individual, as ferramentas manuais capacitam o homem a realizar tarefas de uma forma mais segura e eficiente. Antes de iniciar o uso de qualquer ferramenta, a pessoa deve conhecer o trabalho a ser realizado pelo equipamento e possuir as idéias básicas sobre os distintos tipos de ferramentas mais adequadas ao seu uso, evitando ou amenizando dessa forma possíveis riscos de acidentes derivados de sua utilização. Existem hoje no mercado diversos tipos e marcas de ferramentas manuais, específicas para cada ocasião, constituídas dos mais variados tipos de materiais e formas, com o intuito de facilitar a nossa vida.
Quais tipos de ferramentas manuais existem no mercado?
Existe uma multiplicidade de tipos de ferramentas manuais, onde, as mais comuns podem ser divididas em:
* Ferramentas de borda afiada: facas, machados, cortadores manuais de barras e hastes, formões, cortadores de vidro...
* Ferramentas de golpes: martelo de cabeça de ferro/ madeira/ bronze/ plástico, marreta, cinzéis...
* Ferramentas de torção: chaves de fenda, chaves de boca...
* Ferramentas de pinçamento: alicates, tenazes, torques...
* Outros tipos: pulverizadores, expositores manuais, peneiras, saca rolhas, tambores, coletores de pó, kits de ferramentas, entre outros.
Quais as principais causas de acidente em relação a ferramentas manuais?
Os riscos ao se utilizar ferramentas manuais são bastante altos e se derivam, sobretudo, de golpes e cortes na mão ou em outras partes do corpo. Sua principal causa é a utilização inadequada da ferramenta, manutenção inadequada, produtos de baixa qualidade ou defeituosos, armazenamento e transporte deficiente e falta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário