A exposição aos fluidos de usinagem é potencialmente perigosa por algumas razões. Os produtos químicos e compostos orgânicos utilizados podem ser contaminados e também podem conter pequenos pedaços de metal. O contato deste material com a pele causa irritação, erupções cutâneas e problemas de pele mais graves. Além disso, se um fluido se mistura com os vapores liberados durante o processo de usinagem, é possível inalar o líquido, levando a complicações respiratórias. A contaminação também pode ocorrer durante o armazenamento, e os líquidos devem ser armazenados de acordo com as instruções do fabricante.,
Cabe lembrar que fluidos sólidos de usinagem usados e contaminados geralmente oferecem perigo aos equipamentos de usinagem e devem ser manipulados com segurança. A maioria dos fabricantes inclui instruções de manuseio, e algumas organizações ainda fornecem instruções mais abrangentes, como o incentivo ao uso de luvas, máscaras de filtro químico e vestuário de proteção, que são equipamentos de proteção individual básicos de segurança do trabalho .
O que é a (FISPQ)
A FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme norma, NBR 14725.
A FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme norma, NBR 14725.
A FISPQ é um instrumento para comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos. Este documento deve ser recebido pelos empregadores que utilizem produtos químicos, tornando-se um documento obrigatório para a comercialização destes produtos. A FISPQ é o meio de o fornecedor transferir informações essenciais sobre os perigos dos produtos químicos que fabrica.
O documento é dividido em 16 Seções que contemplam informações sobre vários aspectos de um produto químico, voltados, à proteção, à segurança, à saúde e o meio ambiente, para esses aspectos, a FISPQ fornece informações básicas sobre os produtos, recomendações sobre medidas de proteção e também ações de emergência.
A FISPQ constitui apenas parte das informações necessárias para a elaboração de um programa de saúde, segurança e meio ambiente.
MSDS/SDS (Material Safety Data Sheet) e SDS (Safety Data Sheet) são as siglas mundialmente conhecidas referentes a este documento.
A Infobasys disponibiliza a mais de 10 anos uma solução (FSM) que auxilia no processo de criação e gestão da FISPQ, ficando a cargo dela, a responsabilidade de manter o software atualizado, segundo a norma brasileira, garantindo a impressão de documentos sempre atualizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário